Rio de Leite

Parceira do Leite Forte, UEMS desenvolve Projeto que visa a produção de embriões de bovinos leiteiros com genética superior

10 Novembro 2014

Os animais serão disponibilizados a propriedades da região central do Estado por meio de comodato 

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, juntamente com os demais parceiros do Programa Leite Forte apresenta uma proposta inovadora. O Projeto prevê a produção de embriões de bovinos da raça Girolando com genética leiteira superior e totalmente adaptados as condições climáticas do Estado; bem como a capacitação de produtores, por meio de Dias de Campo, Palestras e Cursos, para que as tecnologias produtivas, em especial da nutrição, alimentação do rebanho leiteiro e técnicas reprodutivas, possam ser visualizadas e replicadas pelos produtores de leite.

Continuar lendo...

Parceria Rio de Leite, UFMS e Aldeia Limão Verde

30 Setembro 2014

O Programa RIO DE LEITE em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Aquidauana inicia um trabalho de ação-participativa com os produtores de leite da Aldeia Limão Verde.

Segundo o professor Marcus Vinicius, coordenador do Programa RIO DE LEITE, as primeiras visitas ocorreram no final de março de 2014, quando se discutiu com as lideranças indígenas a possibilidade de uma ação efetiva junto a esta comunidade. Uma palestra com cunho teórico-explicativo, intitulada “Cadeia Produtiva do Leite em Mato Grosso do Sul”, foi ministrada no dia 14 de abril, durante as comemorações da Semana do Índio. Foi realizada também uma visita em algumas propriedades rurais, e apesar do leite ser utilizado mais como alimento básico para subsistência das famílias ele é considerado fundamental.

Continuar lendo...

Bovino Pantaneiro: uma espécie em extinção

21 Setembro 2014

Como dizia Charles Darwin, naturalista britânico do século 18, a espécie que sobrevive é aquela que melhor se adapta às mudanças ambientais. Foi justamente essa característica de adaptação que garantiu a existência dos bovinos da raça pantaneira em Mato Grosso do Sul – um gado geneticamente resistente e que tem sobrevivido às condições ecológicas extremas do Pantanal. No passado, chegou a somar milhões de cabeças e durante anos foi a base da economia da região, mas hoje se encontra em vias de extinção.

Quem explica o fato é o pesquisador e professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) campus de Aquidauana, Dr.Marcus Vinicius Morais de Oliveira. “Com a vinda de colonizadores europeus para a América do Sul, chegaram também bovinos de diversas raças, que com o passar do tempo cruzaram-se e tiveram de se moldar ao meio onde eram criados. Com isto, surgiram agrupamentos genéticos específicos, como é o caso da raça pantaneira - naturalizada e perfeitamente adaptada às condições do Pantanal”.

Continuar lendo...

VI EXPANLEITE - Exposição Pantaneira de Gado de Leite

17 Setembro 2014

Entre os dias 13 e 16 de agosto de 2014 ocorreu em Aquidauana / Mato Grosso do Sul a 6º Exposição Pantaneira de Gado de Leite. O evento foi realizado durante a 47ª Expoaqui e contou com a exposição de animais, especialmente das raças Girolando e Gir; com o Shopping Leiteiro, para comercialização contínua de animais; e com o tradicional Torneio Leiteiro do Pantanal.
Este ano estiveram em exposição 25 animais pertencentes aos produtores Alcino Sanches da Estância Água Doce, Marcelo Porte de Souza da Chácara Vitória, Deair Maria Rezende Marques da Fazenda São José parte A e Francisco Gomes de Cezar da propriedade Rancho Verde.

Continuar lendo...

Programa Rio de Leite da UEMS recebe prêmio de Gestão Pública

12 Dezembro 2013

DSCN2254Nesta quinta-feira (12) o Programa Rio de Leite foi um dos premiados no IX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública pela sua atuação no assentamento rural Rio Feio no município de Guia Lopes da Laguna.

O Programa que é coordenado pelos professores da UEMS/Aquidauana, Andre Rozemberg, Marcus Vinícius e Fabiana Sterza, foi o terceiro colocado na categoria Acadêmica com o artigo: “Tecnologias Sociais para o Desenvolvimento da Pecuária Leiteira no Assentamento Rural Rio Feio em Guia Lopes da Laguna / MS”

A solenidade de premiação aconteceu no auditório da Governadoria, no Parque dos Poderes em Campo Grande e participaram da solenidade autoridades do Estado.

Continuar lendo...

Projeto da UEMS com objetivo de resgatar Bovinos Pantaneiros e Queijo Nicola é destacado na revista Nature.

25 Outubro 2013

A prestigiosa revista Nature (Qualis A1 Internacional) publicou uma correspondência sobre o projeto “Resgate Econômico, Ecológico e Sócio-Cultural dos Queijos do Bioma Pantanal”, de coordenação do professor Marcus Vinícius Morais de Oliveira da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade de Aquidauana, ressaltando seu mérito científico, econômico e social.

Na edição dessa semana (21 a 25/10) da Nature International Weekly Jornal of Science foi destacado o projeto de salvamento de genes bovinos pantaneiros, queijos artesanais e conservação do Bioma Pantanal.

Continuar lendo...

Propriedade do Programa Rio de Leite Recebe Curso de Certificação de Propriedades Rurais

15 Outubro 2013

No dia 24 de setembro de 2013 foi realizado na fazenda São José, que é atendida pelo Programa Rio de Leite em Aquidauana, um minicurso sobre Certificação de Propriedades Rurais. O minicurso que foi parte da programação do 1º Simpósio Florestal do Mato Grosso do Sul (I SIMFLOR) contou com a presença de aproximadamente 15 alunos dos cursos de Zootecnia e Engenharia Florestal da UEMS. Os participantes foram divididos em três grupos para aplicar um questionário de certificação, com o intuito de realizar uma avaliação de sustentabilidade ambiental. Dentro os quesitos avaliados, destacaram-se: destino dos resíduos sólidos e líquidos produzidos na propriedade; fontes de água e seus usos; destinos das embalagens de produtos químicos; higienização durante o processo de ordenha dos animais; e registros dos controles fitossanitários dos animais.

Continuar lendo...

V EXPANLEITE - Exposição Pantaneira de Gado de Leite.

19 Agosto 2013

No período de 08 e 12 de agosto de 2013 ocorreu em Aquidauana-MS, a 5º Exposição Pantaneira de Gado de Leite. O evento foi realizado durante a 46ª Expoaqui e os animais das raças Girolando e Gir ficaram expostos para visitação e comercialização. Além disso, foi realizada a quarta edição do tradicional Torneio Leiteiro do Pantanal.

Continuar lendo...

A produção de leite dos Bovinos Pantaneiros - Rio de Leite

23 Julho 2013

No dia 13 de julho, o professor Dr. Marcus Vinicius, um dos coordenadores do Programa RIO DE LEITE e fundador do Núcleo de Bovinos Pantaneiros de Aquidauana (NUBOPAN) na UEMS, ministrou uma palestra sobre o “Potencial Leiteiro do Bovino Pantaneiro e sua Inserção na Cadeia Produtiva do Leite” e mostrou dados inéditos sobre a produção de leite destes animais. Segundo o pesquisador, os resultados são altamente satisfatórios, tendo em vista que a raça “Pantaneira”, nunca passou por um processo de seleção e melhoramento genético para a produção de leite. Em dois experimentos realizados com animais de primeira cria, indicam uma produção média de 6,2 kg de leite/dia, com um teor de gordura de 4,6%. Os ensaios tiveram uma duração de cinco meses e estima-se que as vacas adultas terão uma produção diária de 8,1 kg de leite.

Continuar lendo...

Programa Rio de Leite vai à escola

19 Julho 2013

Os alunos do segundo ano do ensino fundamental do Instituto Educacional Falcão (Aquidauana) estão desenvolvendo, sob orientação da professora Sonia Nemer, o Projeto “Sabores e Saberes do Leite” e em julho a escola convidou a equipe do Programa Rio de Leite para participar nesse projeto.

O encontro começou com uma palestra da Profª. Fabiana que é uma das coordenadoras do programa Rio de Leite. A professora mostrou aos alunos algumas noções básicas sobre como o leite é produzido, a sua importância e os cuidados que temos que ter ao beber o leite.

Continuar lendo...