Rio de Leite

Rio de Leite Realiza curso de Operação e Manutenção de Ordenhadeiras

02 Agosto 2012  Imprimir 

O programa Rio de Leite em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Anastácio e  SENAR/MS, realizou nos dias 19 e 20 de julho um curso em  operação e manutenção de ordenhadeira mecânica. O curso foi realizado na Chácara Santa Luzia de propriedade do Sr. Antonio Costa na Colônia Pulador, Anastácio–MS.

O curso foi ministrado pelo  Técnico agrícola  e instrutor do SENAR/MS, Eurípedes Alves  Junior, com o objetivo de capacitar os  participantes para  efetuar a manutenção  e operar de modo eficaz os equipamentos de ordenha mecânica.

Dentre os assuntos trabalhados durante o curso, o instrutor mostrou, tanto na teoria, quanto na prática, como se procede a rotina ideal de ordenha; características e funcionamento do equipamento de ordenha; componentes básicos do equipamento de ordenha; sistema de produção de vácuo; bomba de vácuo; tipos de pulsadores; regulador do vácuo; materiais adequados para tubulação de leite e acompanhamento individual em cada propriedade, visando a correta manutenção e utilização do equipamento de ordenha.

O curso teve 12 participantes, produtores rurais assistidos pelo projeto RIO DE LEITE. Todos se mostraram satisfeitos com ao tema e a forma que foi abordado, identificando erros ocorridos no manejo de suas ordenhas, e que  a partir de agora, podem melhorar a qualidade e  produção do leite.

O educador do SENAR-MS, Eurípedes Alves Junior, ressaltou a importância do programa Rio de Leite na capacitação de seus assistidos.

  • foto_not_5682

Comentários