Rio de Leite

Rio de Leite realiza curso de Manejo de Ordenha em Sidrolândia

25 Novembro 2012  Imprimir 

Nos dias 12, 13 e 14 de Novembro de 2012, foi realizado em Sidrolândia o curso de Manejo de Ordenha Manual e Mecânica, ministrado pelo técnico Eurípedes Alves Júnior do SENAR-MS.

O local de realização foi, mais uma vez, no Assentamento Geraldo Garcia na propriedade do Sr. Delnero Deneval Domingues, Lote 171. Houve a participação de produtores do Projeto Rio de Leite e alguns produtores que demonstraram interesse no curso.

O esperado pela a maioria dos participantes era que se abordasse somente o manejo da ordenha manual e mecânica, entretanto, o instrutor abordou também temas ligados ao manejo pré e pós-parto de novilhas e vacas, manejo de bezerras e novilhas, com idades de 0 a 4 meses, 4 a 12 meses e 12 a 24 meses. Falou ainda sobre a sanidade do rebanho, principalmente sobre a mastite, que muito acomete as propriedades leiteiras, trazendo grandes prejuízos à produção.

Os produtores se mostraram animados e receptivos com os temas abordados, fizeram questionamentos, puderam compreender a sequencia de cuidados com os animais, principalmente nas fases de vida inicial, que irão influenciar no futuro produtivo da vaca.

O Sr. Delnero Deneval Domingues, dono da propriedade onde foi realizado o curso, ficou muito satisfeito com o resultado obtido nos 3 dias.

Para a zootecnista responsável pelo grupo em Sidrolândia, Mírian Carla Becker Brito foi surpreendente o rumo que tomou o curso nos três dias. Muitos aprenderam, além dos aspectos básicos de higiene na ordenha manual e mecânica, a importância de se cuidar dos animais, da saúde, da alimentação desses animais, que acarretará em um leite de melhor qualidade.

  • Foto0763
  • Foto0771
  • Foto0773
  • Foto0783
  • Foto0799
  • Foto0805

Comentários