Rio de Leite

UEMS e Rio de Leite promovem curso de Economia Solidária

19 Junho 2012  Imprimir 

Nos dias 25 e 26 de maio, a cidade de Aquidauana recebeu a presença dos professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Coordenadores da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) de Curitiba/PR, Dr. Luiz Panhoca e Me. Denys Dozsa.

Os professores vieram ministrar o segundo módulo do projeto FORPESC Leiteira: formação para prospecção e incubação de empreendimentos solidários e de transferência tecnológica da pecuária leiteira.

O evento foi organizado pela equipe do Programa Rio de Leite da UEMS, e pela Gerência de Produção do Município de Aquidauana e contou com a participação dos acadêmicos da UEMS, UFMS e os estagiários do programa Rio de Leite.

O evento também contou com a participação dos representantes das comunidades e associações: Associação Leste Pantaneira de Apicultores (ALESPANA), Casa do Artesão, Gerência Municipal de Desenvolvimento Social Economia Solidária, Cooperativa de Produtores Rurais de Anastácio (COOPRAN), Projeto Arte de Fazer, Projeto Sapicuá, Assentamento Indaiá II, Comunidade Negra das Furnas dos Baianos.

No primeiro dia do encontro, os professores fizeram um momento de integração entre os participantes, onde os mesmo se apresentaram e comentaram sobre suas experiências.

No dia 26/05, pela manhã, os professores apresentaram a incubadora tecnológica a qual fazem parte, e alguns dos projetos que eles acompanham. Neste mesmo momento os participantes tiveram oportunidade de apresentar suas entidades, seus produtos e comentar sobre suas dificuldades.

No período da tarde, o grupo foi conhecer o empreendimento da Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola de Furna dos Baianos.

O evento foi muito importante porque promoveu o encontro entre estas diversas entidades, as quais discutiram suas dificuldades, e receberam orientações e sugestões sobre como melhorar suas atividades.

Participaram também do evento os professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Fábio Miguel, Carlos Jaelso da Unidade Universitária de Ponta Porã e os professores André Rozemberg e Marcus Vinicius da Unidade de Aquidauana.

  • DSC01039
  • DSC01046
  • DSC01101

Comentários